S.M.S

S.M.S

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

12 sintomas do câncer de mama Compartilhar no Facebook


Dra. Sheila Sedicias (Ginecologista)
O câncer de mama quando é descoberto precocemente tem grandes de chances de cura. Confira 12 sintomas do câncer de mama que você não deve ignorar:

Mama mais dura que o normal;
Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
Pequenas feridas na pele;
Vermelhidão ou ardor na mama;
Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
Espécie de "buraquinhos" na pele da mama;
Alguma protuberância na mama;
Veia facilmente observada e crescente;
Afundamento do mamilo;
Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja;
Nódulo na mama ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.
Se a mulher notar qualquer uma das alterações acima em sua mama, deve marcar uma consulta com um mastologista o mais rápido possível.

Ter um ou outro destes sintomas não significa necessariamente que a mulher possua um câncer na mama, mas, se houver qualquer alteração na mama, ela deve ir ao médico para investigar o que está acontecendo. Por vezes, pode ser apenas um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário. No entanto, é importante que ela seja consultada para que receba o tratamento adequado.

O câncer de mama é uma doença degenerativa que, quando não é tratada, pode levar a morte, pois existe a possibilidade de espalhar-se por outras áreas do corpo. Quando o câncer é tratado precocemente, ou seja, no início da lesão, tem grandes chances de cura.

Tratamento para câncer de mama

O tratamento para o câncer de mama é feito com o uso de medicamentos e, por vezes, radioterapia e/ou cirurgia para a retirada de uma parte ou de toda a mama. Caso seja necessário retirar a mama, a mulher poderá colocar uma prótese de silicone no local, para que se sinta melhor com a sua própria imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário